Recentemente desvinculado da 8ª SR, o estado de Alagoas passou a constituir nova Superintendência – IPHAN-AL. Sua atuação rotineira é marcadamente voltada para o sítio histórico urbano de Penedo, tombado pelo Iphan, onde está implantado o Programa Monumenta, que tem como objetivo preservar o sítio, tornar sua população participante do processo de preservação, assim como aperfeiçoar a gestão do mesmo, contribuindo para a utilização econômica, cultural e social local. Este programa, inclusive, mantém um arquiteto contratado especialmente para a cidade.
Conservou-se o convênio assinado anteriormente com a Fundação Vitae, para o Inventário Nacional dos Bens Móveis Integrados em monumentos do estado.
Está sendo estudado, com vistas ao seu resgate, o modo de fazer o bico de singeleza, um tipo de renda artesanal característico da cidade de Marechal Deodoro, cuja técnica encontrava-se em risco de extinção. Assim, a SR organizou uma oficina de transmissão de saber à comunidade, para o repasse dessa técnica, que atualmente é do exclusivo domínio da artesã Dona Marinita.
O programa de ensino, com isso, perpetua o bico de singeleza, abrindo a diversas famílias uma possibilidade de rendimento pecuniário, com a comercialização do artesanato. O projeto teve seu encerramento formal em 20 de dezembro de 2004, com a palestra Conservação do Patrimônio, Participação da Comunidade, organizada em Marechal Deodoro.