Casas do Patrimônio

O projeto das Casas do Patrimônio vem integrar uma nova perspectiva institucional, onde se busca estabelecer formas de relacionamento transversal e dialógico entre o IPHAN, a sociedade civil e os poderes públicos. O objetivo do projeto é fomentar um desenho organizacional baseado em princípios de gestão em rede das ações educativas de valorização do Patrimônio Cultural, e parte do prisma de que toda ação de preservação deve ser também uma ação educativa, reconhecendo que toda realidade é potencialmente educadora.

 

Oficina em Pirenópolis, GO. Foto: Ivo Barreto

Oficina em Pirenópolis, GO. Foto: Ivo Barreto

“As Casas do Patrimônio têm o intuito de ampliar os espaços de diálogo com a sociedade a partir da educação patrimonial. São o primeiro passo para transformar as sedes do Iphan e instituições parceiras da sociedade civil em pólos de referência, sobre o patrimônio cultural, ampliando as práticas de preservação, sobretudo por meio de ações educacionais formais e não formais, em parceria com escolas, agentes culturais, instituições educativas não formais e demais segmentos sociais e econômicos.

Partindo da ideia que patrimônio é um eixo do desenvolvimento sustentável, capaz de gerar renda e oportunidades econômicas para a população, a proposta pretende, de um lado,  dialogar com as atividades e rotinas administrativas da instituição e, de outro, promover ações de qualificação e capacitação de agentes públicos e da sociedade civil. Para tanto, devem atuar de maneira articulada com outras políticas públicas, especialmente nas áreas de educação, cultura, cidades, justiça, turismo e meio ambiente.

Não há um programa de atividades e de estrutura padronizados. Cada caso exigirá um arranjo próprio em função das características do local e de seus equipamentos, da existência e capacitação dos profissionais, do nível de interação com o poder público e demais agentes sociais. A adequação da proposta às singularidades de cada cidade ou região é vital para o seu êxito. É importante centrar o foco em parcerias com grupos, organizações e projetos locais de ações educativas.”

Fonte:

http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=15489&retorno=paginaIphan

Atualmente já estão em funcionamento mais de 10 Casas do Patrimônio, aproveite para conhecer um pouco mais sobre cada uma delas:

Vale do Ribeira/SP

São Cristóvão/SE

Rio de Janeiro/RJ

Região dos Lagos/RJ

Recife/PE

Ouro Preto/MG

Olinda/PE

Laguna/SC

João Pessoa/PB

Belém/PA

Alagoas/AL

Mais informações:

Coordenação de Educação Patrimonial (Ceduc)
Departamento de Articulação e Fomento (DAF)
SEP SUL 713/913 – Lote D – 4 andar
CEP 70390-135 – Brasília/DF
E-mail: educacao@iphan.gov.br

Um comentário sobre “Casas do Patrimônio

  1. Pingback: Reunião FUNPATRI – Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Penedo | Casas do Patrimônio de Alagoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s