O IPHAN, por meio da promoção do patrimônio cultural, desde o ano de 2000, vem realizando um conjunto de investimentos, no sentido de estruturar e consolidar um campo de trabalho para as ações educativas voltadas para o conhecimento e a preservação do patrimônio cultural brasileiro.
As Casas do Patrimônio, conceito que remete, essencialmente, a um projeto pedagógico, é o primeiro passo para transformar as sedes das representações estaduais e os escritórios técnicos do IPHAN em pólos de referência local e regional para qualificar e atender a população residente, estudantes, professores, turistas em uma perspectiva de diálogo e reflexão.
As Casas do Patrimônio são, portanto, articuladoras das ações educativas e de aproximação com as comunidades locais, papel fundamental para a efetividade de uma gestão compartilhada de preservação do patrimônio cultural. Todas as unidades do IPHAN vem trabalhando para se tornar Casas do Patrimônio.
Em Alagoas o IPHAN vem trabalhando com a estruturação de Casas do Patrimônio nas cidades de Penedo, onde será retratado o período de evolução econômica, sobretudo a partir do início do século XX; Marechal Deodoro, que terá o enfoque da evolução urbana; Piranhas, onde teremos a oportunidade de desenvolver um projeto que coloque o rio São Francisco como elemento fundamental para a história de ocupação de diversas cidades de Alagoas; e Maceió, sede da superintendência do IPHAN, onde daremos ênfase ao rico patrimônio imaterial alagoano, expressos, sobretudo, na arte popular.
Penedo: EM CONSTRUÇÃO

Convento Franciscano na cidade de Penedo, AL.
Marechal Deodoro: EM CONSTRUÇÃO
Piranhas: EM CONSTRUÇÃO
Maceió: EM CONSTRUÇÃO
Pingback: Reunião FUNPATRI – Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Penedo | Casas do Patrimônio de Alagoas